Apeadeiro de Arazede

3

Um casamento recente e a prática de geocaching no “intervalo” do mesmo levaram-me a este local…Um apeadeiro abandonado!

O apeadeiro de Arazede pertence ao desactivado Ramal da Figueira da Foz, também conhecido Ramal de Pampilhosa, que ligava Figueira da Foz a Pampilhosa. Em conjunto com o troço de Pampilhosa a Vilar Formoso o nome dado seria Linha da Beira-Alta.

O Ramal da Figueira da Foz teria a extensão de 50,4 quilómetros e foi inaugurado a 3 de Agosto de 1882 e foi encerrado, por motivos de segurança a 5 de Janeiro de 2009.

Especificamente sobre o apeadeiro, a sua inauguração foi aquando da inauguração da linha onde se insere, 3 de Agosto de 1882 portanto. Em 1933 foi instalada uma báscula de 30 toneladas, sinal que era possivelmente uma zona de relativa importância, tendo na altura a categoria de estação.

Em 1935 sofreu grande obras de reparação pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta. Curiosidade para o facto de o chefe da estação ter sido premiado pela Companhia devido ao bom estado dos jardins da estação em 1934 e 1935.

Excluindo Figueira da Foz e Pampilhosa, os extremos deste Ramal, há um total de 15 estações/apeadeiros ao longo da linha. Se alguém tiver informações da acessibilidade/possibilidade de visita aos mesmos, que diga qualquer a fim de planear eventual visita.

Para terminar, as habituais fotos:

Partilhar.

Acerca do Autor

Desde há algum tempo que sinto um certo fascínio por locais abandonados...Fazer parte d'Os Caça Devolutos irá não só permitir explorar "novos" locais, como trocar experiências com os meus colegas de equipa e é também a junção de dois vícios...os locais abandonados e a fotografia!

3 Comentários

  1. Frederico Ribeiro on

    Belas fotografias e boas informações. A minha família materna é de Arazede e conheço bem a vila e a estação. Um amigo da família (já falecido) foi o ultimo chefe da estação. Lembro-me bem da ultima vez que apanhei a auto-motora de Arazede para Coimbra e de volta em Março de 2000.
    Obrigado pelo post!

  2. Arlindo Monteiro on

    Caro Frederico
    Estando, neste momento a efectuar uma pesquisa por tudo quanto é informação sobre o desactivado Ramal da Pampilhosa, a curiosidade levou-me a entrar neste “cantinho” e em boa hora. Deixo-lhe aqui, apenas a informação de que se encontra neste momento formalizada uma Associação, designada de “Amigos do TRAMA & Cª”, basicamente constituída por antigos utentes deste Ramal que vai realizando periodicamente alguns Convívios e encontros de Reflexão. Uma vez que tem ligações a Arazede, de onde também sou natural e também foi utente dessa extinta linha, talvez estejam reunidas as condições para entrar neste movimento se assim o desejar. Pode fazê-lo atravez do Grupo |Amigos do TRAMA & Cª|, do Facebook; se vier a solicitar essa adesão, queira, p.f., e em simultaneo, disso nos fazer referencia para o e-mail do Grupo, informando-nos das suas ligações a este Ramal. Tramadas Saudações

  3. Boa noite
    gostaria de saber como se chama o chefe de estacão de Arazede que foi homenageado, pois o primo do meu pai foi chefe de estação em Arazede, ele chamava-se Victor Baía, pela data parece-me que só poderia ser ele, se me pudessem dizer eu agradecia.

Deixa Uma Resposta