Escola Primária – Pedrogão do Pranto

5

Encerrada em 2004, a escola primária do Pedrogão é uma das dezenas que foram encerradas num passado recente. A escola terá sido construída por volta dos anos 40 e sofrido uma remodelação possivelmente nos anos 80. A escola era frequentada pelos jovens do Pedrogão e da Azenha, e na altura em que se realizava o exame da quarta classe, estes tinham de se deslocar à escola da localidade vizinha, Vinha da Rainha.

Hoje, sobram na escola os processos dos alunos, jogados na retrete (literalmente), muitos livros ainda em muito bom estado, vestígios de álcool, sumos e águas fora da validade que talvez tivessem sido para lá levados por algum grupo de praticantes de desportos mais radicais…e um Mercedes 300D que parece ter sido completamente esquecido pelo tempo. O edifício encontra-se ainda num estado bastante razoável, e claramente podia ser transformado numa habitação social ou algo que pudesse ser útil à comunidade, em vez de estar vetado ao abandono. Gostaria de agradecer à habitante local Inês Coelho por me ter dado a conhecer o local, e ter contribuído com as informações que aqui partilhei relativamente à história desta Escola.

Seguem as fotos:

 

 

Partilhar.

Acerca do Autor

Desde há algum tempo que sinto um certo fascínio por locais abandonados...Fazer parte d'Os Caça Devolutos irá não só permitir explorar "novos" locais, como trocar experiências com os meus colegas de equipa e é também a junção de dois vícios...os locais abandonados e a fotografia!

5 Comentários

  1. Alvaro Cordeiro on

    Boa noite
    É com muita mágoa que observei o estado da sala onde aprendi a ler e escrever, entre 1954 e 1958!
    A minha querida aldeia que deixei em 1959 até hoje.
    Estou em Lisboa desde menino, e hoje já sou avô, mas recordo a minha aldeia com carinho.
    A minha velha escola defacto, poderia ser aproveitada para fins úteis aos seus já poucos habitantes, tais como: abrigo a carenciados, ou turismo rural!
    Muito raramente lá me desloco, mas pelo menos já fiz algo, que foi pintar a placa toponímica, cujo nome já não se percebia, dando indicação que a câmara e junta de freguesia, só se interessam pelas sua aldeias naturais! é triste .
    Cumprimentos

  2. Na mesma terra, Pedrogao do Pranto existe duas fabricas de arroz ja bastante antigas que estao abandonadas, e uma delas tem uma chaminė onde todos os anos cegonhas fazem os seus ninhos ! E uma serraçao tambem ja abandonada

  3. Álvaro Cordeiro on

    Boa tarde
    Aqui volto eu a fazer mais um comentário da minha terra (Pedrógão do Pranto). O João Pedro, diz muito bem, sobre o que existia e estão ao abandono. Acrescento mais: fornos de cal, lagar de azeite, cerâmica de tijolo, termas do bicanho. Tudo isto está ao abandono! Estive lá no fim de semana passada, e doi ver as placas toponímicas todas degradadas! Sr. presidente da junta, mande pintar as placas. Obrigado

Deixa Uma Resposta