Estação da Régua – Comboios abandonados

0

Descrição

Em Agosto passado, num pequeno passeio que fiz de comboio até à Régua, ao regressar ao Porto reparei que se encontravam algumas máquinas de tracção a vapor abandonadas num terminal de linha desactivado, facto esse que me fez pensar em lá voltar para as fotografaras

Assim, no passado mês de Setembro lá voltei, já distante da confusão que se tinha instalada no mês do emigrante e das festas da vila. Conforme já disse, esta deslocação  à Estação Ferroviária da Régua, teve como fundamento procurar e encontrar material circulante abandonado que, em tempos idos, muito ajudou a construir a economia deste país.  Após ter verificado a sua localização,  procurei o Chefe da Estação e solicitei a permissão para circular e fotografar todo aquele material. Fui simpaticamente atendido e a permissão foi-me concedida.

As máquinas de tracção a vapor  que se encontram abandonadas nesta estação são da série E200, sendo E201, E208 e E210,  e foram construídas pela firma Henschel & Sohn na década dos anos 20/30.  Para complementar este artigo utilizei algumas das fotos antigas,  deste tipo de máquina a vapor,  que se encontram publicadas nos blogues “Apeadeiro das Virtudes” e “Cantinho dos Comboios”.

Tipologia
Estação Ferroviária

Localização

Cidade da Régua

Data da Visita

21-09-2015

Notas Históricas

Estação Ferroviária de Régua, conhecida igualmente como Estação de Peso da Régua, é uma interface das Linhas do Corgo e Douro, que serve a localidade de Peso da Régua, no Distrito de Vila Real, em Portugal. Foi inaugurada em 15 de Julho de 1879, como parte da Linha do Douro (wikipédia).

E agora as fotos…

1-Estação da Régua(cd)2-Estação da Régua (cd) 3-Estação da Régua - Carruagem grafitada(cd) 4 - Estação da Régua - Estrutura de retorno das máquinas(cd) 5 - Estação da Régua - Identificação da estrutura de retorno(cd)6 - Ex-Libris da Estação da Régua (cd) 6 - Identificação do ex-líbris(cd) 7 - Máquina a vapor do comboio turístico(cd) 8 - O cemitério (cd) 8 -E202 9 - O cemitério (cd2) 9 -E205 (2) 10 - O cemitério (cd) 10-E205(almadeherreroblog) 11 - O cemitério (cd) 11-E214 12 - O cemitério(cd) 12 - Pormenor de locomotiva a vapor (cd) 12-E209 13 - Cemitério - Automotora (cd) 13 - Cemitério - Automotora2 (cd) 14 - Cemitério - Interior da automotora (CD) 15 - Sala de controle da automotora(cd)16- Sala de controle da automotora (cd) 16- Vista da sala de controle da automotora(cd) 17- Caldeira de máquina a vapor(cd) 18 - Tempos idos (cd) 19 - Ninho no rodado da máquinas(cd) 20 - Inspector de via 20 -Veículo de inspeção de linhas(cd) 21 -Bicicleta para inspeção de linhas(cd) 21-E20522 - Imagem de um passado recente (cd) 23 - Carruagem de passageiros(cd)  24 - Interior de carruagem 1ª Classe(cd)23 - Cortina de carruagem(cd) 24 - Sanitários de carruagem 1ª Classe(cd) 25 - Pormenor de um vagão de carga(cd) 26-A natureza a tomar posse da máquina(cd) 27 - Identificação de uma das máquinas(cd) E204 wferropedia.es

 

Partilhar.

Acerca do Autor

Dar a conhecer o que está esquecido, abandonado e muitas das vezes em ruínas, de estruturas que muito contribuíram para o desenvolvimento do nosso país, foi sempre um dos meus desejos. Aliando esse facto ao gosto que tenho pela fotografia, encontrei nos Caça Devolutos um pequeno espaço que me permite mostrar e historiar um pouco algumas dessas ruínas, muitas delas bem às portas das nossas casas.

Deixa Uma Resposta