Estaleiros São Jacinto

2

Os Estaleiros São Jacinto localizam-se em Aveiro.

Os Estaleiros foram fundados em 1940, em plena 2ª Guerra Mundial. A falta de materiais fez com que até 1945 se dedicassem exclusivamente à construção metálica e construção de máquinas, sendo o primeiro grande trabalho de engenharia ainda existente, o hangar da Base de S. Jacinto, na altura pertença da aviação naval. Trata-se de um hangar com 60 metros de vão e que teria de suportar nas asnas, dois hidroaviões.

São Jacinto teve um enorme crescimento económico e populacional aquando o auge da pesca do bacalhau em Portugal, com a instalação nesta localidade dos estaleiros, e da secagem do bacalhau, que era feito em São Jacinto. Hoje em dia os estaleiros encontram-se devolutos, e a secagem do bacalhau quase não existe, fruto da secagem feita num processo industrial.

Excerto de texto daqui

As fotos aqui postadas datam de Setembro de 2011.

Irei preparar um post comparativo com Abril de 2009, por altura da minha primeira visita ao local.
Infelizmente, os estranhos 3 incêndios no final de 2010 e a frequente e constante pilhagem de ferro das infraestruturas do edifício, deixaram os estaleiros ainda pior do que o que já estavam.

Partilhar.

Acerca do Autor

Fascinam-me estes locais que têm tanta história para nos contar!

2 Comentários

  1. Os nossos parabéns por este vosso novo site, de facto existe neste nosso pais pedaços de história devolutos, e esquecidos no tempo, que merecem ser registados e trazidos à atenção de todos nós.
    Quanto ás fotos estão muito boas :) gostando eu particularmente muito da foto numero 11.
    Cá esperamos novos pedaços de história.

  2. Pingback: Os Caça Devolutos na Rádio

Deixa Uma Resposta