Terminal de Gás Mobil

6

Olá pessoal,

Hoje vimos postar mais um devoluto visitado pelo leitor/colaborador Lapa G.
Desta vez trata-se de um antigo edifício pertencente à Mobil Oil Gás.

[tb_google_map]

Durante os anos 60,  a empresa Mobil Oil Portuguesa,  criou uma estrutura de armazenamento e distribuição de gás butano na margem do Rio Douro, mais precisamente no Cais do Cavaco em Vila Nova de Gaia, perto da Vila Piscatória da Afurada.

Os seus serviços administrativos utilizavam um bonito e antigo palacete com vistas privilegiadas para o Rio Douro, nomeadamente para o Cais de Massarelos – Porto

No sentido de obter dados  mais rigorosos sobre esta estrutura de distribuição, desloquei-me aos Arquivos Históricos da C.M. Vila Nova de Gaia (Sophia Mello Breyner),  afim de analisar a documentação lá existente. O único processo a que tive acesso, e único existente naquele arquivo, foi o Processo nr.1253, do ano de 1966.

Este processo abordava unicamente um pedido de licenciamento e de construção de 2 depósitos esféricos de 1000 m3 cada, requerido em 28-10-1963 , cuja função seria armazenar o gás butano.

Mais tarde, em 07-10-1964,  este pedido foi reformulado requerendo-se, então,  em sua substituição, a construção de um único depósito esférico mas de 2000 m3, licença que foi atribuída e o depósito foi construído, conforme se pode ver numa das fotos (última) que faz parte deste artigo.

Como morava perto destas instalações, via muitas vezes,  a entrar na barra do Douro,  navios apropriados para o transporte de gás, os quais iam atracar ao terminal de transfega.  O gás era descarregado para 9 grandes depósitos de gás que a estrutura possuía em terra, sendo um deles de grande porte mais parecido com uma nave espacial (ver foto de arquivo da Biblioteca). O terminal de transfega  ainda existe (ver foto) servindo. actualmente, de plataforma para os pescadores de rio.

Resta acrescentar que estas instalações foram várias vezes afectadas pelas cheias ocorridas no Rio Douro não se tendo, no entanto, registado danos de grande monta.

A foto do Antigo Terminal de Gás Mobil (com um A no centro da foto) foi retirada do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner – Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
 

Ficam agora as fotos:

Partilhar.

Acerca do Autor

Fascinam-me estes locais que têm tanta história para nos contar!

6 Comentários

  1. Pingback: Edifício da Mobil Oil Gás – Vila Nova de Gaia « Os Caça Devolutos

  2. Cristiano Melo on

    o edificio não teve outra função antes de ser aquirido pela MOBIL?? é que voltado para o rio os azulejos no topo tem a inscrição PMM (P a azul e evidenciado) na lateral voltada para a ponte D.Luis os azulejos tem a inscrição EPM (E a azul e evidenciado). algum significado???

  3. Lapa Gonçalves on

    Na pesquisa que efectuei no Arquivo de V.N.Gaia não encontrei qualquer indício sobre a quem pertencia ou que ocupação teve este este edifício antes de ser utilizado pela Mobil.

  4. O edifício em questão e um antigo PT (posto de transformação, recebe energia eléctrica numa tensão de transporte mais elevada e transforma numa tensão mais baixa para utilização) . O incêndio que se refere e obra de pessoas para derreter os isolamentos de borracha e levar o cobre com grande valor no mercado de sucatas. Uma das fotos mostra a carcaça do transformador já sem o cobre…

    • Olá Luis,
      Este artigo tem cerca de 4 anos.
      Talvez um dia destes consigamos fazer uma nova visita ao local para vermos uma evolução.
      Entretanto pode ser que alguém comente o artigo com mais informação.
      Obrigado

Deixa Uma Resposta