Descrição
Fundados na década de 1940 e com uma localização privilegiada junto à estação da CP de Soure, estes antigos armazéns foram um importante entreposto de comercialização de adubos para a actividade agrícola da zona centro do país, além de estarem junto à linha do comboio (Linha do Norte), contavam mesmo com um cais de carga/descarga contiguo à mesma.
Com uma área de cerca de 32000 metros quadrados, não era apenas a comercialização de adubos a única actividade deste complexo de armazéns. Simultaneamente ocorria também a extracção de óleo de bagaço de azeitona, actividade que seria comum em algumas localidades relativamente próximas como Ansião.
Tendo o complexo vários edifícios, cada um tinha a sua própria utilidade, havendo escritórios, oficina de reparações, central eléctrica, armazéns de adubo e armazéns de bagaço de azeitona, casa para a extracção do óleo de bagaço, refeitórios e mesmo casas de habitação para os funcionários que mantinham vivo e a trabalhar o complexo.
Desactivado em 2010, actualmente encontra-se em evidente estado de degradação mas sem dúvida que o espaço poderia ser utilizado para uma (ou várias!) actividades que impulsionassem a zona e dessem emprego aos seus habitantes. Afinal de contas a localização continua a ser privilegiada, e além da ferrovia, convém lembrar que a poucos quilómetros há um nó de acesso à A1 e parece que há planos da CM de Soure fazer uma via de rápido acesso à A17.
O imóvel encontra-se actualmente para venda pelo valor de 500 mil euros (negociáveis). Interessados poderão contactar o senhor Luís Vaz Godinho (963497170) que é o responsável pela venda e a quem agradecemos por nos ter proporcionado esta visita!
Tipologia
Armazéns
Localização
Soure – Coimbra
Data da Visita
23-07-2016
Utilização Inicial
Fabril
Notas Históricas
Fundação na década de 1940, pertencente à Companha União Fabril (CUF).
Na década de 70, a nacionalização da CUF deu origem à Quimigal, e em 1997 após privatização do grupo a denominação passou a ser ADP (Adubos de Portugal), em 2009 após várias fusões, o grupo passou a denominar-se ADP Fertilizantes S.A.
O complexo de armazéns foi passando por todas estas companhias até à sua desactivação em 2010.
E agora as fotos…