Antigo Complexo de Armazéns

0

Descrição
Fundados na década de 1940 e com uma localização privilegiada junto à estação da CP de Soure, estes antigos armazéns foram um importante entreposto de comercialização de adubos para a actividade agrícola da zona centro do país, além de estarem junto à linha do comboio (Linha do Norte), contavam mesmo com um cais de carga/descarga contiguo à mesma.

Com uma área de cerca de 32000 metros quadrados, não era apenas a comercialização de adubos a única actividade deste complexo de armazéns. Simultaneamente ocorria também a extracção de óleo de bagaço de azeitona, actividade que seria comum em algumas localidades relativamente próximas como Ansião.

Tendo o complexo vários edifícios, cada um tinha a sua própria utilidade, havendo escritórios, oficina de reparações, central eléctrica, armazéns de adubo e armazéns de bagaço de azeitona, casa para a extracção do óleo de bagaço, refeitórios e mesmo casas de habitação para os funcionários que mantinham vivo e a trabalhar o complexo.

Desactivado em 2010, actualmente encontra-se em evidente estado de degradação mas sem dúvida que o espaço poderia ser utilizado para uma (ou várias!) actividades que impulsionassem a zona e dessem emprego aos seus habitantes. Afinal de contas a localização continua a ser privilegiada, e além da ferrovia, convém lembrar que a poucos quilómetros há um nó de acesso à A1 e parece que há planos da CM de Soure fazer uma via de rápido acesso à A17.

O imóvel encontra-se actualmente para venda pelo valor de 500 mil euros (negociáveis). Interessados poderão contactar o senhor Luís Vaz Godinho (963497170) que é o responsável pela venda e a quem agradecemos por nos ter proporcionado esta visita!

Tipologia
Armazéns

Localização
Soure – Coimbra

Data da Visita
23-07-2016

Utilização Inicial
Fabril

Notas Históricas
Fundação na década de 1940, pertencente à Companha União Fabril (CUF).

Na década de 70, a nacionalização da CUF deu origem à Quimigal, e em 1997 após privatização do grupo a denominação passou a ser ADP (Adubos de Portugal), em 2009 após várias fusões, o grupo passou a denominar-se ADP Fertilizantes S.A.

O complexo de armazéns foi passando por todas estas companhias até à sua desactivação em 2010.

 

E agora as fotos…

 

Partilhar.

Acerca do Autor

Desde há algum tempo que sinto um certo fascínio por locais abandonados...Fazer parte d'Os Caça Devolutos irá não só permitir explorar "novos" locais, como trocar experiências com os meus colegas de equipa e é também a junção de dois vícios...os locais abandonados e a fotografia!

Deixa Uma Resposta