Descrição
Em Agosto passado, num pequeno passeio que fiz de comboio até à Régua, ao regressar ao Porto reparei que se encontravam algumas máquinas de tracção a vapor abandonadas num terminal de linha desactivado, facto esse que me fez pensar em lá voltar para as fotografaras
Assim, no passado mês de Setembro lá voltei, já distante da confusão que se tinha instalada no mês do emigrante e das festas da vila. Conforme já disse, esta deslocação à Estação Ferroviária da Régua, teve como fundamento procurar e encontrar material circulante abandonado que, em tempos idos, muito ajudou a construir a economia deste país. Após ter verificado a sua localização, procurei o Chefe da Estação e solicitei a permissão para circular e fotografar todo aquele material. Fui simpaticamente atendido e a permissão foi-me concedida.
As máquinas de tracção a vapor que se encontram abandonadas nesta estação são da série E200, sendo E201, E208 e E210, e foram construídas pela firma Henschel & Sohn na década dos anos 20/30. Para complementar este artigo utilizei algumas das fotos antigas, deste tipo de máquina a vapor, que se encontram publicadas nos blogues “Apeadeiro das Virtudes” e “Cantinho dos Comboios”.
Tipologia
Estação Ferroviária
Localização
Cidade da Régua
Data da Visita
21-09-2015
Notas Históricas
A Estação Ferroviária de Régua, conhecida igualmente como Estação de Peso da Régua, é uma interface das Linhas do Corgo e Douro, que serve a localidade de Peso da Régua, no Distrito de Vila Real, em Portugal. Foi inaugurada em 15 de Julho de 1879, como parte da Linha do Douro (wikipédia).
E agora as fotos…
3 comentários
Será que a refer não pode vender o material que se encontra ao abandono, estações lindas, o dinheiro não é deles e ninguém os chama a responsabilidade.
Boa tarde!
Alguem sabe dizer se este material ainda por la esta?
sou apaixonado por fotografia e gostava de visitar
Obrigada por partilhar estas fotos, pena material tão bonito estar ao abandono.