Descrição
Matosinhos foi sempre um município fortemente industrializado, nomeadamente pela existência de várias fábricas de conserva, sendo que algumas delas tinham a sua localização na freguesia de Leça da Palmeira.
O concelho chegou a ter meia centena de fábricas em actividade mas hoje, só 3 ou 4 delas continuam em laboração. Devido à existência destas fábricas, cuja laboração libertava cheiros desagradáveis, Matosinhos não era um local muito procurado para se viver.
Com o fim da era conserveira e a reorganização dos seus espaços, uma vez que as suas estruturas deram mais tarde lugar à construção de grandes condomínios habitacionais e superfícies comerciais, Matosinhos passou a ter um grande índice habitacional e o preço do metro quadrado para a construção subiu consideravelmente até aos nossos dias.
Tipologia
Edifício de rés-do-chão e 1º. andar
Localização
Leça da Palmeira – Matosinhos
Data da visita
09/11/2015
Utilização Inícial
Fabril
Dados históricos
Foi em Leça da Palmeira que localizei as antigas instalações da Fábrica de Conservas Unitas, Lda, conserveira que possuía duas unidades de fabrico, uma em Setúbal e a outra em Matosinhos.
Devido a problemas financeiros resultantes da crise que abalou o sector conserveiro nacional, em 28/10/1975, através do DL 597/75, o Estado suspendeu a administração da empresa e nomeou, ao mesmo tempo, uma comissão administrativa para estudar os seus problemas e obter consequentemente melhores índices de produtividade e redução de custos. Apesar desta intervenção, não foi possível, fazer sair a empresa da situação difícil em que se encontrava, pelo que o Conselho de Ministros, reunido em 04/04/1979, resolveu:
1- Determinar a cessação da intervenção do Estado na sociedade Conservas Unitas, Lda.
2- Determinar que, nos termos do artigo 1º do Decreto-Lei nº 150/78, de 20 de Junho, o Ministério Público requeira a declaração de falência dessa sociedade.
3- Reservar desde já para o Estado, nos termos do nº 3 dos citados artigo e diploma, os bens e direitos inerentes às instalações de que a sociedade é proprietária em Matosinhos, incluindo as marcas registadas a favor da sociedade.
E assim esta unidade conserveira acabou os seus dias.
(Fonte de pesquisa: Internet)
E agora as fotos …