Descrição [Grande Hotel do Pezo – Melgaço]
Tipologia [Hotel]
Localização [Melgaço]
Data da Visita [19-06-2021]
Utilização Inicial [Hotel]
Notas Históricas [Enquadramento histórico do edifício]
GRANDE HOTEL DO PEZO – MELGAÇO
Ano 1901 – O início A construção deste hotel iniciou-se no ano de 1901. Foi um dos maiores símbolos da riqueza de Melgaço, durante a primeira metade do século passado. Era a grande referência em todo o país e além-fronteiras no que respeita ao luxo que colocava à disposição dos seus clientes. Os seus cliente eram da classe alta, sobretudo termalistas, que chegavam de todo o território para tratamentos nas Termas de Melgaço. Em 19 de Fevereiro de 1912, foi adquirido por José Figueiroa Granja, homem de Vigo, a José Joaquim Esteves, constituindo-se, para a sua exploração, a sociedade Figueiroa e Ribas.
Ano 1914 – As primeiras dificuldades Com o decorrer da Primeira Grande Guerra, Melgaço sofreu muito com este flagelo mundial. Mais tarde, apareceu a gripe pneumónica, devastando todo município mas com mais frequência a norte. Como seria de esperar, estes acontecimentos trouxeram grandes dificuldade económicas á região e ao hotel.
Ano 1919 – Início da recuperação Quando o surto epidémico estava na sua fase final, começou a ser construída uma das áreas do balneário termal com 10 banheiras em ferro esmaltado e uma sala de duches, tendo duas caldeiras de vapor para aquecer as águas dos banhos. A obra só viria a ficar concluída em 1924, mas dois anos antes, devido a uma situação económica favorável, já Melgaço era destino turístico por excelência.
Ano 1922 – O início da rivalidade Os dois maiores hotéis de Melgaço, o Grande Hotel do Pezo e o Ranhadas, envolveram-se numa batalha sem tréguas para captar o maior número de clientes. Em Julho de 1922, a imprensa local apontava os elevados preços praticados nestas duas estâncias. Para captar os seus clientes, estes hotéis rivalizavam nos preços que praticavam, nas festas e bailes que davam nas suas instalações. Esta rivalidade obrigou o Grande Hotel do Pezo em investir em publicidade. Foram produzidos anúncios e cartões que eram passados aos seus clientes, que deste modo circulavam em todo o país.
No final de 1930, a sede de riqueza parecia já não ter limites em Melgaço. A continuidade dos preços elevados nas Termas começaram a afastar muitos dos seus clientes que não compreendiam como era possível cobrar 110$00 por inscrição, quando noutras Termas em que nada faltava ao hóspede, era metade do preço.
Ano de 1931 – A chegada da eletricidade Neste ano, os candeeiros a gás começaram a desaparecer, devido ao aparecimento da luz elétrica que se estendeu a toda a vila. Este facto, fez com que as Termas alcançassem recordes inimagináveis. No verão de 1932, já o parque do Grande Hotel do Pezo, vivia grandes noites animadas, tudo graças á luz elétrica.
Anos 50 – O princípio do fim Durante a década de 50, os anos dourados das Termas de Melgaço chegaram ao fim, devido aos preços e ao aparecimento de novos processos terapêuticos, como a quimioterapia. Para além desses fatores, começarem também a aparecer novos destinos turísticos, como a praia, que substituiu a água termal pelo sol e água do mar. O Grande Hotel do Pezo, que tinha sido até então símbolo de luxo e de poder, acabou por fechar as portas.
Ano 2022 – A requalificação O antigo hotel era propriedade do grupo Unicer e foi comprado por 300.000 euros. Após requalificação, está prevista a sua reabertura para o ano de 2022. Tendo em vista o que vi no terreno, possivelmente não será nesse ano que a reabertura irá ocorrer. Pode ser que me engane…… Trata-se de um investimento na ordem dos 7,2 milhões de euros, promovido pela sociedade OCRAM Hotel Management, de capitais franceses e com financiamento através do programa COMPETE.
O projeto de requalificação irá abranger uma área de 11.900 metros quadrados. O projeto prevê a recuperação das ruínas do antigo hotel, sendo que nos terrenos que se situam atrás do imóvel será feita uma ampliação, respeitando a traça e que permitirá criar os 74 quartos do novo hotel.
FIM
Fontes de pesquisa: sites: www.radiovaledominho.com (historial) e https://radiogeicesapo.pt (requalificação).
E agora as fotos…
1 comentário
Muito feliz pela recuperação!