Há uns tempos atrás, ao passar de carro na Rua 5 de Outubro em S. Mamede de Infesta, reparei numa grande unidade industrial que se encontrava desactivada e em situação de abandono.Como não havia qualquer vigilância, fiquei a aguardar a melhoria do tempo para me poder deslocar a esse local e fotografar essa grande estrutura que antes tinha dado lugar a dezenas ou talvez a centenas de trabalhadores.
Finalmente, no passado mês de Março o tempo melhorou e lá me desloquei àquelas instalações para a sessão fotográfica. Quando lá cheguei fui surpreendido pela existência de um segurança na entrada principal !Solicitei acesso para ver e fotografar os armazéns e material de trabalho mas a entrada foi-me recusada educadamente uma vez o local estar sob vigilância policial, devido ao facto de ter havido um crime ligado ao roubo de cobre e de ferro que ainda existia naquelas unidade. Não querendo vir de mãos a abanar tentei fazer o report fotográfico partir do exterior.
História
A NOVINCO, foi uma grande empresa de materiais de construção, nomeadamente na fabricação de placas de fibrocimento e no fabrico de plásticos para as coberturas de edifícios industriais, tendo iniciado a sua actividade no ano de 1945. A sua produção parou em Maio de 2009, devido a um processo de insolvência.
A Câmara Municipal de Matosinhos admitiu recentemente estar interessada nesse terreno para efeitos de instalação de um parque industrial. Apesar desta intenção, os terrenos já foram comprados por um investidor mas ainda não se sabe qual o tipo de edificação que pretende fazer naquele local. Pessoalmente penso que, por razões económicas, será um local destinado à construção de imóveis para habitação, vamos aguardar…
Um outro problema tem ocupado diariamente a mente dos moradores que habitam junto dessas instalações, é o facto da existência de uma grande quantidades de placas de fibrocimento nocivas, como já se provou, para a saúde pública. Segundo informação recolhida, o novo proprietário irá promover brevemente a sua remoção e limpeza do espaço.
Resta acrescentar que a NOVINCO estabeleceu-se posteriormente em Leça do Balio, Matosinhos, e mais uma vez, tem a decorrer um processo de insolvência.
Fernando Lapa
1 comentário
Caro Blogger
Por acaso sabe se os autocolismos antigos de parede da Novinco são de fibrocimento?
À vista dá para entender que tem cimento mas não sei se o amianto faz parte da composição.
TM: 919058185
Jorge