Olá amigos,
E porque hoje há noite de Óscares em Hollywood, decidi visitar um edifício icónico de Coimbra que tem um pouco a ver com o tema: O Teatro e o Cinema.
[tb_google_map]
Situado na Alta histórica de Coimbra, entalado entre as ruas estreitas que nos levam até à Universidade, este edifício foi construído onde em tempos havia um templo – Igreja de S. Cristóvão (século XII). Começou a ser edificado em 1860, e nessa época denominava-se Teatro D. Luís (inaugurado a 22 de Dezembro de 1862), e mais tarde, após a instauração da Primeira República foi reconvertido no actual Teatro Sousa Bastos, em homenagem ao seu proprietário da época (inaugurado em 1914).
Depois do 25 de abril de 74, a programação do Teatro começou a adquirir um cariz mais alternativo – segundo a historiadora e autora do livro “Teatro Sousa Bastos: as primeiras décadas da história”, Lígia Gambini, “até filmes pornográficos lá passavam”. Também José Moio, habitante local, confirma e pensa que foi a índole da programação que levou ao fecho do espaço, na década de 90. Facto que não agradou aos jovens artistas de então. Repúblicos, estudantes e população local – juntos envolveram-se com o intuito de recuperar aquele espaço.
O antigo Teatro Sousa Bastos, a degradar-se no coração da Alta histórica de Coimbra, vai ser reconvertido num espaço habitacional com 32 apartamentos T0, investimento que ultrapassará os 2,5 milhões de euros. Após mais de uma década de impasses na C.M.C. quanto à sua recuperação, parece agora haver uma luz ao fundo do túnel.
Para mais informação:http://teatrosousabastos.blogspot.com/
http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1218415
http://www.acabra.net/artigos/sousa-bastos-fim-vista–2
E agora algumas fotos recolhidas propositadamente hoje (26-02-2012):
Fiquem bem,
1 comentário
Um edificio com muita história, representado no fim de um ciculo.
Esperemos que conforme referido lhe seja incutida nova vida como edificio de habitação.
Nem a promessa de uma entrada gratuita na foto nº 4 lhe salvou do declinio 🙂 🙂 🙂