Ao fim de muitos meses, vamos voltar a publicar um artigo de um dos nossos leitores, que achámos por bem convidar a escrever sobre uma das suas descobertas.
The Joker Please, acedeu ao nosso convite e fica aqui o seu texto, as fotos e video.
Descrição
Como de costume, andava eu a fazer as minhas pesquisas pelo Google Maps a procurar possíveis lugares abandonados para explorar e encontro esta bela casa. Nunca tinha visto fotografias ou vídeos dela. Decidi ir ao lugar acompanhado pela minha namorada como sempre faço. Para falar a verdade, a primeira vez não foi muito fácil devido à existência de um “ocupa” que estava a dormir e, palavra de honra tivemos um certo receio e viemos embora.
Passado alguns meses voltámos novamente ao lugar, mas por outra porta (porque sim, entretanto encontrei outra entrada mais fácil). A casa já está completamente revirada, mas ainda contém alguns pertences que deu para perceber que pertencia a uma professora (devido à existência de alguns blocos de notas com as respetivas fotos dos alunos e até alguns postais de boas festas que os mesmos lhe mandavam) e a um escultor que, por acaso, foi conhecido na cidade e até fez algumas exposições (encontrei vários panfletos de uma das suas exposições num dos anexos da casa).
Pareciam ser uma família pacata e abastada. Gostavam imenso de viajar por pontos específicos do mundo. Inclusive, encontrei imensas fotografias espalhadas de várias férias que fizeram.
Gostaria de ter entrado nela muito antes de se encontrar como se encontra agora. Com certeza haveria muitos mais pertences da família que, entretanto, foram saqueados, e quiçá, mais histórias para contar. Mas mesmo assim, ainda imagino as belíssimas histórias que esta família teve. Imagino as tardes que devem ter passado naquela marquise a contemplar as fotografias das viagens e a planear outras, ou até mesmo o dono da casa a planear mais exposições para apresentar.
Com muita pena minha, depois de várias pesquisas que fiz e perguntando a algumas pessoas mais velhas que residem na cidade, não consegui saber mais nada acerca desta família, o que lhes aconteceu e como é que a casa ficou naquele estado ou se ainda pertence a alguém da família que possa estar vivo. De resto, fica para trás alguns/poucos pertences para outros apaixonados, como eu, urbexers fotografarem e vislumbrarem. Tenho pena esta casa ter chegado ao ponto que chegou, mas não podemos fazer muita coisa quanto a isso.
Em baixo, deixo-vos o vídeo que fiz desta linda casa.
https://youtu.be/3dL2FqnhO3k
Tipologia
Moradia
Localização
Coimbra
Data da Visita
Agosto 2020
E agora as fotos…