Descrição
A visita à Quinta da Cardiga não foi planeada e foi até quase acidental….mas foi uma bela surpresa dado que era um local que era de todo desconhecido para nós, mas que no entanto tem uma história já de vários séculos!
Localização
Golegã – Santarém
Data da Visita
Verão 2022
Utilização Inicial
Residêncial, Quinta de Agricultura
Notas Históricas
Considerado imóvel de interesse público desde 1952, a Quinta da Cardiga foi em 1169 doada por D. Afonso Henriques à Ordem dos Templários, sendo além de uma importante fonte de produtividade agrícola, foi também um ponto importante da linha de defesa do Tejo uma vez que a sua localização era estrategicamente vantajosa!
Extinta a Ordem dos Templários, a quinta passou para a Ordem de Cristo no século XVI, que sobre as antigas construções do castelo fez o palácio actualmente existente.
De acordo com o Tomar na Rede, o grupo Vila Galé poderá estar perto de chegar a um acordo com os proprietários da Quinta a fim de ali fazer uma importante unidade hoteleira, o que sem dúvida seria uma maneira charmosa de revitalizar um espaço, que junto da sua parte mais nobre (o Palácio), tem um ar tão imponente como requintado para a época!
Poderão encontrar informações mais generalizadas no site Visit Golegã e um conjunto detalhado de informações, dados históricos e muitos mais factos interessantes aqui.
Por fim, algumas fotos do espaço.