Sanatório de Mont`Alto – Valongo

2

Descrição

O Sanatório de Mont`Alto fica situado no Monte de Santa Justa no concelho de Valongo, tendo sido projectado pelo arquitecto e engenheiro Júlio José de Brito. Tratou-se do último sanatório construído em Portugal pelo Estado Novo.

Tipologia
Sanatório focalizado no tratamento da tubercolose

Localização
Monte de Santa Justa, concelho de Valongo

Data da Visita
12-01-2015

Utilização Inicial
Hospitalar

Notas Históricas

O início da construção do Sanatório de Mont`Alto  ocorreu no ano de 1932. Devido ao aparecimento de um grande número de pessoas que tinham contraído a tubercolose,  houve a necessidade de se ampliar as instalações, tendo estas obras de ampliação terminado em 1958.  A construção destas unidades hospitalares eram efectuadas em locais de elevada altitude, devido à pureza do ar, e também por ficarem afastados das populações para evitar os efeitos de contágio.

A estrutura deste grande sanatório contava com a existência de uma capela, de uma escola e até de um edifício servindo de lavandaria.  Esta unidade chegou a albergar e tratar diariamente mais de três centenas de doentes, tendo encerrado a sua actividade no ano de 1975.

Devido ao facto de se ter encontrado cura para esta doença, a entrada do  número de doentes foi substancialmente reduzido motivando o seu encerramento bem como de outros sanatórios existentes em Portugal. Só na Serra do Caramulo foram encerrados uma dezena deles.  O encerramento destas unidades empurrou para uma morte lenta a economia de algumas povoações  que viviam à custa do seu comércio.

Em 1974, após a Revolução de 25 de Abril, as suas instalações foram assaltadas, espoliadas e vandalizadas por elementos da extrema esquerda. Desde então a degradação tem sido uma constante, pelo que actualmente só existe betão e paredes muito degradas.

No dias de hoje, este sanatório e suas áreas circundantes, são um grande atractivo para cenários de jogos de guerra e campo de treinos para todos os entusiastas do paintball.

Para além disso, pelo facto do seu terreno possuir obstáculos naturais, os apaixonados pelas motos e veículos de todo o terreno encontram aqui um bom local para demonstrarem a sua destreza na condução.

Por último resta referir, que devido ao elevado número de mortes que ocorreram por doença neste Sanatório, muitas pessoas procuram-no para exercer actividades paranormais.

 

Nota: Algumas informações foram retiradas do blog Ruinarte.

E agora as fotos…

 

 

Partilhar.

Acerca do Autor

Dar a conhecer o que está esquecido, abandonado e muitas das vezes em ruínas, de estruturas que muito contribuíram para o desenvolvimento do nosso país, foi sempre um dos meus desejos. Aliando esse facto ao gosto que tenho pela fotografia, encontrei nos Caça Devolutos um pequeno espaço que me permite mostrar e historiar um pouco algumas dessas ruínas, muitas delas bem às portas das nossas casas.

2 Comentários

Deixa Uma Resposta