Hotel Boavista

2

Tal como o Grande Hotel, o Hotel Boavista tem origem na construção de um Chalet – Chalet Pinheiro, nome do seu proprietário, Coronel Pinheiro – e construído em 1917, mas que em 1923, após a sua aquisição pela Sociedade das Águas da Curia, sofre obras de melhoramentos e ampliação com vista a o transformar em Hotel.
Autor não confirmado será Francisco Leandro Cardoso (1862-1943), diplomado na escola de Belas Artes do Porto e que durante 18 anos esteve ligado a obras na Curia. No edifício as duas fases de construção harmonizam-se perfeitamente, destacando-se um alpendre semi-circular de um lado e na fachada oposta uma torre cilíndrica que dá a este edifício um aspecto característico e elegante.(Cristina Simão, 1997).
As ruas que hoje conduzem ao Hotel Boavista não existiram sempre, os novos arruamentos, surgiram dos conflitos entre o povo da Mata e a Sociedade das Águas da Curia (Rui Godinho, 1926). De inicio o acesso era feito através de uma escadaria, que ligava a rua dos Cedros ao hotel. Após a conclusão da obra de adaptação a hotel é que foram feitas as ruas de acesso.

A 29/03/2004 o jornal As Beiras noticia que o Polo da Universidade Lusíada vai mesmo ficar na Curia:

O pólo da Curia, que deverá ficar instalado no actualmente desactivado Hotel Boavista, privilegiará cursos virados para a economia bairradina: enologia, vitivinicultura, recursos hídricos, termalismo ou turismo. Estas são algumas das áreas que, de acordo com um estudo da Universidade, terão sido apontadas pelos agentes económicos como prioritárias.

Mas tudo continua como então… abandonado.

[gmap addr="Rua Plátanos, Curia, Portugal"]Hotel Boavista[/gmap]

 

Partilhar.

Acerca do Autor

Fascinam-me estes locais que têm tanta história para nos contar!

2 Comentários

  1. V. R. Pereira on

    Passei férias no Hotel Boavista, quando era miúdo. Saudades do gongo que chamava para as refeições e das torradas ao pequeno almoço.

    • Olá,
      Tenho informação de que no Hotel do Parque, também na Curia, ainda existe o gongo (ao que parece, o último do género) exposto.
      Já não é usado como antigamente mas pode ser visto.
      E também devem ter torradas :)

Deixa Uma Resposta